O Juízo Final

 

 

 1 - http://youtu.be/kMHoRbq1eCU

2 - http://youtu.be/bvCm8jJCxaw

3 - http://youtu.be/BbT2UwrOyEk

 

"Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.”

II Coríntios  5:10

 

"Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável."
Salmos 51:10

 

"Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável."
Salmos 51:10

 

Quem é quem no juízo final?

Quem é o Juiz?

Quem é o Adotado de Defesa?

Quem é o Advogado de acusação?

Quem são as testemunhas?

Quem são os réus?

 

"E vi outro anjo voando pelo meio do céu, e tinha um evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra e a toda nação, e tribo, e língua, e povo,
dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas"
Apocalipse 14:6-7

 

"Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. 
Apocalipse 20:4"

 

"Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos;
e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda.
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;"
Mateus 25:31-34

 

"Dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, destinado ao Diabo e seus anjos."
Mateus 25:41 

 

As 3 Fases são:

A Primeira Fase do Juízo se chama Investigativa

A Segunda Fase do Juízo se chama Determinativa ou Judicativa

A Terceira Fase do Juízo se chama Executiva ou Conclusiva

 

Os céus proclamam a justiça dele, pois Deus mesmo é Juiz. 
Salmos 50:6

 

Ou não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo há de ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?
Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida? 
1 Coríntios 6:2-3

 

Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. 
Apocalipse 20:4

 

Porque o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o julgamento, 
João 5:22
 

 

e deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem. 
João 5:27
 

 

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
1 João 2:1

 

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
1 João 2:1

 

E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.
Então, ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e o poder, e o reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo; porque já foi lançado fora o acusador de nossos irmãos, o qual diante do nosso Deus os acusava dia e noite.
Apocalipse 12:9-10

 

E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão.
Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos.
Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.
Apocalipse 20:1-3

 

E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão.
Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos.
Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.
Apocalipse 20:1-3

 

E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares, 
Apocalipse 5:11

 

Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e se começa por nós, qual será o fim daqueles que desobedecem ao evangelho de Deus?
1 Pedro 4:17

 

 

Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.
Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.
Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo. 
Tiago 2:10-13

 

 

 

 


 

 

 

A OBEDIÊNCIA E O JUIZO FINAL

VP – 7155

 

 

Muitos de nossos amigos ouvintes tem escrito perguntando sobre o julgamento. Trata-se de um assunto muito significativo, e no programa de hoje, que tem por título : A OBEDIÊNCIA E O JUÍZO FINAL, vamos falar sobre As Três Fases do Juízo.

 

As três fases são:  Investigativa,  Judicativa e Executiva. Cada fase é marcada por um grande acontecimento.

Para que possamos compreender o assunto do juízo, precisamos começar com a profecia de Daniel 8 porque o juízo está relacionado com a purificação do Santuário. E a Bíblia diz: “E até 2.300 tardes e manhãs e o santuário será purificado”. Daniel 8:14

 

Para saber quando começou a purificação do santuário, precisamos saber quando terminaram as 2.300 tardes e manhãs. Em Ezequiel 4:6-7, a Bíblia ensina que um dia equivale a um ano, portanto 2.300 tardes e manhãs são 2.300 anos. Precisamos saber onde o período termina, mas para sabê-lo, precisamos saber quando começa.

Em Daniel 9:23-27, encontramos o fio da meada. O período começa com a ordem para reedificar e restaurar Jerusalém. Em Esdras 6:14, encontramos o decreto, que está transcrito na íntegra em Esdras 7:11-28. O decreto é composto de 3 editos: 537AC, por Ciro; 520AC, por Dario e 457AC por Artaxerxes.

 

Sendo que devemos começar a contagem a partir de 457AC, e setenta semanas são 490 anos, pelo princípio dia - ano, chegaremos até o ano 34 depois de Cristo. Ficam faltando para 2.300 anos, 1.8l0 anos, que somados ao ano 34, chegaremos ao ano 1.844 da nossa era.

Quando Jesus morreu, na cruz do Calvário, o véu do santuário se rasgou de alto a baixo, simbolizando a extinção do santuário terrestre.

O santuário da terra era uma cópia do modelo que está no Céu. Êxodo 25:40; Hebreus 9:23-24 e11:1-5

Apenas para solidificar a idéia do juízo, vejamos alguns textos:

Atos 17:30-31 “Deus tem um dia para julgar o mundo...”.

Daniel 7:9-10 “Assentou-se o juízo e abriram-se os livros...”.

Malaquias 3:16 “Há um memorial diante de Deus...”.

Eclesiastes 12:14 “Deus há de trazer a juízo toda obra...”.

 

A Primeira Fase do Juízo se chama Investigativa ou Pré-advento:

Apocalipse 14:6-7 diz: “Chegou a hora do juízo”.

Guilherme Miller pregou a vinda do juízo como sendo a Volta de Jesus. Ele pregou desde 1.831 até 1.844.

Em I Pedro 4:16-17, a Bíblia diz que o juízo começa pela casa de Deus.

Assistido por anjos celestiais nosso Sumo Sacerdote, Jesus Cristo, entra no lugar santíssimo do santuário celestial. Comparece à presença de Deus o Pai, para fazer expiação por todos os que creram no Seu nome.

O Juízo é baseado no que está escrito nos livros.

Há vários livros: O livro da vida, o livro memorial e também o livro dos pecados.

Quando alguém tem pecados para os quais não houve arrependimento e confissão, o nome do culpado é omitido do livro da vida.

O Juízo é executado com precisão: “Assim como os traços fisionômicos são reproduzidos com precisão infalível sobre a polida chapa fotográfica, assim o caráter é fielmente delineado nos livros dos céus”. G.C. 490.

O Juízo investigativo termina pouco antes de Jesus voltar à terra, em Sua segunda Vinda. Quando isto acontecer todos os casos estarão decididos.

 

A Segunda Fase do Juízo se chama Determinativa ou Judicativa

Em Apocalipse 20:1-4 a Bíblia ensina que os ímpios só vão ressuscitar depois do milênio, período em que acontece a segunda fase do juízo.

Conforme I Coríntios 6:2-3, os santos, resgatados por Jesus, por ocasião da Segunda Vinda, participam do juízo.

Durante os mil anos, entre a ressurreição dos justos e a ressurreição dos ímpios, ocorre esta fase do julgamento.

Enquanto os santos estão nos céus com Jesus, participando do juízo, os ímpios estão mortos na terra.

Os ímpios ressuscitarão no final do milênio para receberem a condenação.

 

A Terceira Fase do Juízo se chama Executiva ou Conclusiva

Em Malaquias 4:1-3 a Bíblia diz que os ímpios serão feitos em cinzas.

Em Apocalipse 20:9, a Palavra de Deus diz que desceu fogo dos céus e os consumiu.

No final dos mil anos ocorre a segunda grande ressurreição. Os ímpios ressuscitarão dos mortos comparecendo perante Deus para a execução do juízo escrito.

Quando se abrem os livros, o olhar de Jesus incide sobre cada ímpio, e cada um se torna cônscio de seus pecados.

Ali estão muitos que pertenceram a raça de grande longevidade, de grande intelecto, reis, generais, guerreiros orgulhosos, ambiciosos, aqueles que participaram na morte de Jesus, também aqueles que em todos os tempos se exaltaram acima de Deus, e muitos outros.

Diante de todos os fatos do grande conflito, o Universo inteiro, inclusive os rebeldes exclamam: “Justos e verdadeiros são os Teus caminhos, Ó Rei das nações”.

 

Os ímpios recebem sua recompensa na terra. Serão como a palha.

Quando todos os ímpios forem destruídos, inclusive o diabo, estará para sempre terminada a história da obra de ruína causada por Satanás.

Quando tudo aqui terminar, e esta terra renovada se tornar a morada dos salvos, onde você pretende estar?

Talvez você possa estar pensando: Bem, acho que estou perdido.

Eu desejo animar você agora com estas lindas promessas da Palavra de Deus:

“Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. I João 1:9

Em João 3:18 Jesus disse: “O que crê em mim não é julgado”.

“Filhinhos, estas coisas vos escrevi para que não pequeis, todavia se alguém pecar, temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo” I João 2:1.

 

Amigo ouvinte: Logo tudo passará.  Se nos apegarmos firmemente a Jesus, estaremos livres da condenação. Nem precisamos nos preocupar com o juízo.

Jesus é o nosso Libertador, nosso Advogado e Salvador. Louvado seja o nome de Jesus.

Pr. NEUMOEL STINA

 

 

 


 

 

O juízo

Sermão 018

Estamos agora diante de uma cena de julgamento. Não vemos uma tribuna mas tronos e num deles se assentou o ancião de dias, Aquele que sempre existiu. A sua roupa não é uma toga preta, mas é branca como a  neve, e os seus cabelos são brancos como a lã.

“Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o
Ancião de Dias se assentou; sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça, como a pura lã; o seu trono eram chamas de fogo, e suas rodas eram fogo ardente.”
Daniel 7:9

 Ele é Aquele a quem foi dada toda autoridade para julgar:

“Portanto Deus estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando o dentre os mortos.”
Atos 17:31

O nome do juiz é Jesus, o leão da tribo de Judá, também chamado de Cordeiro de Deus e conhecido como Maravilhoso Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade e Príncipe da paz.

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu;
o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” - Isaías 9:6

Livros são abertos  com os registros e autos de cada nome:

Um dos livros é o livro da vida, que contém o nome de todos aqueles que alguma vez creram no sacrifício de Jesus para serem salvos.

“Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro,
o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava
escrito nos livros.” - Apocalpse 20:12

“Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus.”
Lucas 10:20

“A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também
com Clemente e com os demais cooperadores meus,
cujos nomes se encontram no Livro da Vida.”
Filipenses 4:3

“Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe,
o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que
for achado inscrito no livro.” - Daniel 12:1

“Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada,
nem o que pratica abominação e mentira, mas somente
os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro.”
Apocalipse 21:27

O outro livro é o memorial, onde estão registrados os atos dos homens.

“Vi também os mortos, os grandes e os pequenos,
postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros.
Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que
se achava escrito nos livros.” - Apocalipse 20:12

“Então, os que temiam ao SENHOR falavam uns aos outros;
o SENHOR atentava e ouvia; havia um memorial escrito
diante dele para os que temem ao SENHOR e para
os que se lembram do seu nome.” - 
Malaquias 3:16

Começa  assim o julgamento que pode ser dividido em três fases:

  1. Pré-advento ou investigativo;
  2. milenial  ou judicativo e
  3. executivo.

Segundo as palavras dos profetas Daniel e Esdras, a primeira fase do julgamento começou  em 1844.

“Ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs;
e o santuário será purificado.” - Daniel 8:14

“Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar
e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe,
sete semanas e sessenta e duas semanas; as praças e as circunvalações se reedificarão, mas em tempos angustiosos.”
Daniel 9:25

“Também subiram a Jerusalém alguns dos filhos de Israel, 
dos sacerdotes, dos levitas, dos cantores, dos porteiros e
dos servidores do templo, no sétimo ano do rei Artaxerxes.”
Esdras 7:7

O  livro da vida passou então a ser examinado desde então.

“Ao abrirem-se  os livros de registro no juízo, é passada em revista perante Deus a vida de todos os que creram em Jesus.
Começando pelos que primeiro viveram na terra, nosso advogado apresenta os casos de cada geração sucessiva, finalizando com os vivos. Todo nome é mencionado,
cada caso minuciosamente investigado. Aceitam-se nomes
e rejeitam-se nomes. Quando alguém tem pecados no
livro de registros, para os quais não houve arrependimento,
nem perdão, seu nome será omitido do livro da vida,
e o relato de suas boas ações apagado do livro
memorial de Deus.” - C.S. 522

Os que não tem o nome no livro da vida não participam deste julgamento porque já estão julgados, é o que declara o apóstolo João:

“O que não crê já está julgado, porque não crê no
nome do unigênito Filho de Deus.” - João 3:18

O universo precisa deste julgamento, para que fique estabelecida de uma vez por todas a justiça de Deus e também o Seu trato amoroso para com os homens. Isto é feito através de uma verificação pública nos livros onde se encontram os registros das obras de cada um.

Nos livros de Daniel e Apocalise é mencionada a presença de milhares de milhares e miríades de miríades de testemunhas, diante do trono de julgamento. Não poderá haver uma única dúvida quanto a salvação ou perdição de um só filho de Deus.

“Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades estavam diante dele; assentou-se o tribunal, e se abriram os livros.” - Daniel 7:10

“Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono,
dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões 
de milhões e milhares de milhares.”- Apocalise 5:11

A Bíblia afirma:

“Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.”
Eclesiastes 12:14

A definição de quem permanece com o seu nome no livro da vida está em andamento hoje e deve terminar antes da segunda vinda de Jesus, ocasião em que todos os casos já estarão definidos.

Depois da segunda vinda de Jesus, será iniciada a segunda fase do juízo, que ocorrerá no céu e que durará mil anos, por isto é chamado de juízo milenial.

“Vi também tronos e nestes sentaram-se aqueles aos quais
foi dada autoridade  de julgar... e viveram e reinaram
com Cristo durante mil anos.” - Apocalipse 20:4

O apóstolo Paulo em também afirma:

“Não sabeis que os santos hão de julgar o mundo?”
I Coríntios 6:2

 Esta fase do juízo envolve a revisão do julgamento dos maus, em benefício dos remidos, para que lhes seja concedido um vislumbre do trato de Deus com o pecado e com aqueles que não se salvarão. Será respondida assim, qualquer pergunta que os salvos possam ter a respeito da justiça e misericórdia de Deus.

A terceira e última fase do juízo é a fase executiva. Ocorrerá na terra. O fogo vai destruir os que rejeitaram o amor de Deus  e se tornaram maus, tornando impossível sua vida na terra.

A Bíblia diz:

“Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para o fogo, estando reservados para
o dia do juízo e destruição dos homens ímpios.”
II Pedro 3:7

E em Apocalipse lemos:

“Então a morte, e o inferno foram lançados para dentro
do fogo... e se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado dentro do lago de fogo.”
Apocalipse 20:14 e 15

Os ímpios sofrerão a morte eterna e os salvos por Jesus, que foram desprezados, perseguidos e maltratados po causa de sua fé, receberão a vida eterna. Jesus mesmo prometeu a recompensa:

“Vinde benditos de meu Pai! possui por herança o reino que
vos está preparado desde a fundação do mundo.”
Mateus 25:34

O juízo vai recolocar as coisas nos seus devidos lugares. A justiça de Deus ficará patente para todo o universo. Todos os seres clamarão:

“Justos e verdadeiros são os teus juízos, ó Rei das nações.”
Apocalipse 15:3 (veja também 16:7; 19:2)

Os justos receberão a vida eterna como recompensa e os maus a morte eterna como castigo.

A Bíblia nos declara em Apocalipse 14:7 que “é chegada a hora do juízo de Deus”. Estamos vivendo no solene tempo de juízo.

Jesus um dia também foi julgado. Ele foi maltratado, insultado, injuriado, humilhado e teve um julgamento tendencioso, injusto, cruel e sem misericórdia, mas, permaneceu tranqüilo porque sabia que estava nas mãos justas e amorosas do Pai.

Como juiz, certamente não cometerá as barbaridades que fizeram com Ele, porque Jesus é justo e fiel. Ele é aquele que sonda os corações, o íntimo de cada um e saberá usar a plena justiça e misericórdia, até mesmo em relação àqueles que serão condenados pelo tribunal divino.

Quando você pensa no juízo isto lhe assusta e amedronta ou lhe traz a certeza de estar nas mãos de um Justo Juiz, grande em misericórdia e rico em perdoar? Hoje é o dia de preparo para o juízo.

Agora é o tempo da salvação. Quando o seu caso for analisado no livro da vida, o seu nome vai permanecer ali? Se você estiver unido com Cristo, certamente seu nome jamais será apagado.

Você conhece o Juiz de toda a terra, tem confiança na sua intimidade com Ele e confiança no conhecimento de que o próprio Juiz é o seu Salvador?

Há milhares de testemunhas diante do juiz. O que vai acontecer? Suas mãos estão suando, seu coração está acelerado?

 Coloque agora sua mente para funcionar e verificar se deve alguma coisa, revise seu passado, faça um balanço desde sua infância, cheque se tudo está resolvido ou ficou alguma coisa para trás. O que poderia ser apresentado contra você, o que seria contado a seu favor? Tudo virá á tona.

Os pecados que você confessou foram lançados no fundo do mar. Foram esquecidos para sempre e não constam mais nos registros celestiais.

Aceite Jesus como seu Salvador e Senhor e Ele será também o Seu Rei.

 Texto: Pastor Neumoel Stina