Saiba a diferença da lei Cerimonial para lei Moral

 

 

 

 

Lei Moral dentro da arca

E virei-me, e desci do monte, e pus as tábuas na arca que fizera; e ali estão, como o Senhor me ordenou.Deuteronômio 10:5

Lei Moral Escrita por Deus

E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus. (Êxodo 31:12-18)

Lei Cerimonial fora da arca

E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei,
Deu ordem aos levitas, que levavam a arca da aliança do Senhor, dizendo:
Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do Senhor vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti.

 

Lei Cerimonial escrita por Moises

E Moisés escreveu esta lei, e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca da aliança do Senhor, e a todos os anciãos de Israel. Deuteronômio 31:9

 

Lei Moral

Já existiam antes mesmo de Moises, para definir o que é certo ou errado. (pecado)

Escritas em duas Tabuas de Pedra para simbolizar que são eternas

Ficavam dentro da Arca da Aliança
E virei-me, e desci do monte, e pus as tábuas na arca que fizera; e ali estão, como o Senhor me ordenou. (Deuteronômio 10:5)

Lei Moral foi escrita pelo próprio Deus.

E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus. (Êxodo 31:12-18)

 

Lei Cerimonial

Foram criadas após a existência do pecado para purificação dos homens até que cordeiro fosse morto

Escritas em material perecível para simboliza que não durariam para sempre, somente até a morte do cordeiro verdadeiro.

Ficavam fora da Arca da Aliança

E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei,

Deu ordem aos levitas, que levavam a arca da aliança do Senhor, dizendo:

Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do Senhor vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti.

(Deuteronômio 31:24-26)

Lei Cerimonial escrita por Moises

E Moisés escreveu esta lei, e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca da aliança do Senhor, e a todos os anciãos de Israel. (Deuteronômio 31:9)

 

 

 

 

 

O que é Pecado?

Para termos um bom entendimento do que é “pecado” em termos religiosos, vamos primeiro entender o que é Crime nos termos sociais.

 

Linguagem Jurídica - Crime é  uma 'Infração Penal' é toda conduta previamente tipificada pela legislação como ilícita 
Dicionário “Tipificado quer dizer escrito registrado”
Linguagem popular  - Crime é  Toda conduta realizada que esteja previamente registrada na lei como ato criminoso

 

Ou seja, infração penal ou crime é quando fazemos algo que esteja obrigatoriamente registrado em uma lei avisando que fazer isso ou aquilo é um crime, se não existir lei dizendo o que devemos ou não fazer, não existe crime.
Pois em outras palavras crime é a transgressão da lei.

 

Por isso hoje temos o chamado o “Principio da Legalidade”

 

Constituição Federal de 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

XXXIX - não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal;

 

Linguagem Jurídica  - Quando se refere ao Direito Penal, o Princípio da anterioridade compõe, com o princípio da legalidade, os chamados "princípios da reserva legal": "Nullum crimen, nulla poena sine praevia lege" - "não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal."
Linguagem popular  - Principio da anterioridade quer dizer que mesmo que alguém  cometa um ato grave, mas não exista lei definindo isso como crime, não teremos o direito de aplicar punição ao criminoso, nem de  defini-lo como  criminoso.
Por exemplo: Antigamente podíamos dirigir embriagado pondo em risco a nossa vida e a de outras pessoas não era considerado crime, isso é um ato imoral, mas não era considerado crime pois não existia lei prevendo este ato como criminoso nem punição para o mesmo.
Mas nos dias de hoje já existe lei registrada “tipificada” para isso, por isso nos dias de hoje é crime dirigir embriagado.

Então afinal em termos religiosos o que é pecado?
Deixemos que a Bíblia e tão somente ela nos diga:

 

·         Que diremos então? A lei é pecado? De maneira nenhuma! De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a lei não dissesse: "Não cobiçarás". (Romanos 7:7)

·         porque a lei produz a ira. E onde não há lei, não há transgressão.  (Romanos 4:15)

·         Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.(1 João 3:4)

·         Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei. (Romanos 3:31)

 

Por isso fica claro que as Leis que Jesus anulou na Cruz não foram as leis “Morais ou seja os 10 Mandamentos” Jesus apenas anulou as leis “Cerimoniais” que eram as leis feitas após o pecado.
As leis Morais foram escritas próprio Deus com seu dedo em duas tabuas de pedra que ficavam dentro da Arca da Aliança, para serem eternas e definem o que é ou não pecado.
Já as leis Cerimoniais são leis escritas pela mão de Moises e deixado do lado de fora da Arca da Aliança, para serem temporárias feitas para ensinar o homem como agir após o pecado ter ocorrido até que o verdadeiro cordeiro fosse morto para nos salvar pecado.
Por isso afirmar que Jesus anulou as leis Morais ou seja os 10 mandamentos é o mesmo que dizer que não é mais possível se praticar pecado, que tudo podemos fazer e nada será considerado errado.portanto jamais poderíamos acreditar que Jesus veio para anular as leis morais, os religiosos que ensinam assim nem mesmo sabem a diferença entre leis Cerimoniais e leis Morais.
Deixemos que o próprio Jesus manifeste a opinião dele sobre este assunto
Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.

Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.

( Dicionário Aurelio Ab-rogar  Pôr em desuso; anular, suprimir, revogar, derrogar. 2.Jur. Fazer cessar a existência ou a obrigatoriedade de (uma lei) em sua totalidade:)

Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. (Mateus 5:17-19)